Ações de Turismo em Erva-Mate são firmadas entre os municípios de Novo Barreiro e Ilópolis

quarta-feira, 3 de julho de 2019

22575Na última sexta-feira (28/06), ocorreu na Câmara de Vereadores de Novo Barreiro, uma reunião técnica entre os municípios de Novo Barreiro e Ilópolis, visando ao fomento do turismo nos polos ervateiros. Na oportunidade, além de serem apresentadas as potencialidades turísticas de cada município e dos respectivos polos a que fazem parte, foi firmado um Acordo de Cooperação para Ações de Turismo em Erva-Mate.

Participaram da reunião lideranças locais e regionais, produtores, representantes da indústria, da Emater/RS-Ascar e da Associação de Ervateiros do Polo Planalto Missões. De acordo com o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo e coordenador técnico do Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-mate, Ilvandro Barreto de Melo, o propósito é estruturar o setor turístico em erva-mate, árvore e bebida símbolo dos gaúchos, com vistas à valorização do produto, “ao mesmo tempo que traz ganhos a todo o setor, em especial aos municípios e polos ervateiros envolvidos, mobilizando pessoas do local, da região, do Estado e de fora dele, aproximando e apresentando-as ao mundo da erva-mate”, explicou Barreto.

O Acordo de Cooperação firmado entre os prefeitos de Novo Barreiro e Ilópolis, Edinaldo Rupulo Rossetto e Edmar Pedro Rovadoschi, respectivamente, será assinado no mês de setembro, durante a realização da Feimate, em Novo Barreiro, e institucionalizado oficialmente em novembro, durante a Turismate, em Ilópolis.

Para a chefe de gabinete do município de Novo Barreiro, Elaine Andriolli, que está à frente das questões de turismo no município, essa parceria é de fundamental importância. “Estamos começando com o turismo ligado à erva-mate no nosso município e Ilópolis já tem uma vasta experiência, então essa troca de informações e conhecimento é muito importante para esse momento de construção que estamos vivenciando”, avaliou Elaine. Ela acrescenta que outros municípios do Polo Ervateiro Planalto Missões já manifestaram interesse em se integrar, quem sabe transformando o atual roteiro em uma rota turística.

Após a reunião, o almoço foi servido no Camping Recanto da Natureza, na Linha Três Passinhos, que é uma das propriedades integrantes do Roteiro Turístico Caminhos da Erva-Mate. Na sequência, os participantes percorreram o Roteiro.

O roteiro
De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar de Novo Barreiro, Cinara Martins da Silva, o “Caminhos da Erva-mate” é um roteiro pedagógico, rural, gastronômico e de lazer, que foi criado para mostrar ao público todos os processos de produção da erva-mate, desde a semente até o produto final para consumo.

Além das paisagens, os visitantes conhecem o modo de vida dos produtores de erva-mate e as diferentes formas de cultivo. O encerramento do roteiro turístico culmina com visita aos campings de lazer, valorizando os sabores de um bom chimarrão e da gastronomia típica em um ambiente aconchegante.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes