Bolsa Família libera aplicativo que facilita acesso às informações sobre o programa

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

36a8ff85-7e1b-46a4-85df-6f26fd26c8d6Os beneficiários do programa Bolsa Família agora contam com mais facilidade no acesso às informações, isso porque está disponível uma ferramenta para smartphones que permite acompanhar o calendário de pagamento, os saques realizados e o extrato do benefício, além de orientações do Ministério da Cidadania. Tudo pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, basta alguns toques no celular.

As informações disponíveis no aplicativo do Bolsa Família são as mesmas presentes no extrato de pagamento, mas com a comodidade de não ser preciso ir à uma agência bancária em busca de informações. É o que explica a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Caroline Paranayba. “Para o público que possui acesso ao app, nós transmitimos informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento fora da data estipulada pelo calendário”, afirmou.

Passo a passo para instalar e utilizar o aplicativo:
- Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular.
- Na busca, digite Bolsa Família CAIXA (de Caixa Econômica Federal).
- Instale, aguarde e insira seus dados.

As facilidades

Por meio do aplicativo, é possível saber qual o local para saque mais próximo da localidade do beneficiário. O app ainda evita deslocamentos desnecessários aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conta Caroline: “Entre oito e nove milhões de pessoas que fizeram o download podem receber essas informações de maneira mais prática, a partir do aplicativo, sem ter que se deslocar a um canal da Caixa ou até o CRAS”.

Saiba mais

O Bolsa Família é voltado a famílias pobres e extremamente pobres do País. Os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, em contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. Em setembro, 13,5 milhões de famílias brasileiras receberam o benefício.