Capacitação Intermunicipal para Manipuladores de Alimentos

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

22705A alimentação escolar, além de ter o objetivo de oferecer alimentos em qualidade e quantidade adequadas às necessidades dos estudantes, também visa a promoção de ações educativas com o intuito de apresentar a importância de uma boa alimentação para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Tendo em vista a importância do assunto e o papel fundamental dos servidores que atuam no setor, ocorreu, na última terça-feira (30/07), no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de Silveira Martins, a Capacitação Intermunicipal para Manipuladores de Alimentos.

A capacitação é uma promoção da Emater/RS-Ascar e das prefeituras municipais de Silveira Martins, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Itaara, São Martinho da Serra e Formigueiro. O tema tratado foi a “As boas práticas no serviço de alimentação e valorização da profissão”, ministrado pela profissional Sandra Pinho, que possui ampla experiência no assunto. Formada em nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ela é especialista em Gerenciamento de Alimentação Escolar e, há mais de 20 anos, atua na área, trazendo aos participantes toda sua experiência em grandes escolas e podendo colaborar na construção do conhecimento e na solução de problemas.

Na oportunidade, foi realizada ainda uma sessão de ginástica laboral, com apoio da educadora física, Josiane Bovolini, para oportunizar o conhecimento sobre prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, como o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (ORT) e a Lesão do Esforço Repetitivo (LER), e para manutenção da saúde dos profissionais.

O evento contou com a presença de cerca de 80 pessoas de 8 municípios, além de autoridades e extensionistas da Emater/RS-Ascar. E capacitou profissionais que irão atuar em diversas escolas e beneficiar centenas de alunos nos ensinos fundamental, médio e infantil, além da Educação de Jovens e Adultos.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider