CNM alerta sobre problemas em sistema do Ministério da Cidadania

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O sistema para preenchimento do Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira do governo federal e o Sistema Censo Suas tem apresentado uma série de problemas que foram relatados pelos gestores em contato com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade procurou o Ministério da Cidadania para solicitar a normalização e permitir a finalização de obrigações da administração municipal.

18032020_atencao_CNM

Dentre os problemas relatados estão: inconsistência no sistema, desencontro de informações em relação aos dados apresentados no preenchimento dos questionários, instabilidade (em alguns momentos fora do ar), além de dificuldade na finalização dos recursos financeiros por erro no sistema, em especial no Demonstrativo do IGD-SUAS.

A CNM encaminhou ofício ao Ministério da Cidadania para relatar essas situações e solicitou ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) a prorrogação da prestação geral de contas. Ainda pediu ao Departamento de Vigilância Socioassistencial mais tempo para o preenchimento do Censo Suas. Diante dessas instabilidades, a CNM recomenda:

Em relação ao Censo Suas: os Municípios podem tirar print da tela e identificar a situação específica, com o encaminhamento da demanda para SNAS/MC, por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo Formulário Eletrônico de e-mail, pelo 121, ou ainda no chat.

Em relação ao Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira: os Municípios podem fazer o mesmo procedimento. Entretanto, o encaminhamento da demanda deve ser direcionado ao fnas@cidadania.gov ou pelo contato (61) 2030-1757/1824/1825. Para o preenchimento dos questionários, os responsáveis devem utilizar o login e a senha do gov.br.
Da Agência CNM de Notícias