Dia de Cooperar promove serviços e shows no sábado na Redenção

quarta-feira, 3 de julho de 2019

02145253_1686753_GDAs cooperativas estimulam o desenvolvimento sustentável e ajudam a construir um mundo mais justo e equilibrado. Há 10 anos, foi criado o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento nacional criado para estimular iniciativas voluntárias, diferenciadas, contínuas e que transformam a realidade de muitos brasileiros. Neste sábado (6/7), das 9h às 17h, na Redenção, em Porto Alegre, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), cooperativistas e voluntários, promovem a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo.

O Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) estará presente no evento, orientando sobre cooperativismo e hortas urbanas, e distribuindo sementes. “O cooperativismo é uma força importante na economia e no desenvolvimento regional do Estado, por isso apoiamos o evento”, afirma o secretário Covatti Filho.

O evento em Porto Alegre terá serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas infantis, orientação financeira e cooperativismo, além de apresentações artísticas. Serão mais de 20 cooperativas e entidades parceiras que mobilizarão 300 voluntários, com a previsão de beneficiar cerca de 25 mil pessoas.

No interior do Estado, cooperativas também promoverão ações para celebrar a data nas cidades de Arroio do Meio, Erechim, Nova Petrópolis, Soledade, Teutônia, Rio Pardo, entre outras. “O Dia C é a oportunidade de colocarmos em prática a essência do cooperativismo. Podemos enxergar e auxiliar o próximo, contribuindo para melhorar a vida das pessoas das comunidades onde as cooperativas estão inseridas”, explica Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

No RS, diversas cooperativas já desenvolveram ações durante o ano: campanhas de doação de sangue e momentos de integração em escolas, asilos, creches; campanha de arrecadação de donativos; coleta de resíduos eletrônicos e limpeza de margens de rios; arrecadação de alimentos; serviços de saúde como medição de glicemia e verificação de pressão arterial, entre outras.

Números

Em 2018, no Brasil, participaram do Dia C 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas. No RS, 307 cooperativas, juntamente com mais de 9 mil voluntários, beneficiaram 250 mil pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação e o meio ambiente. Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no intuito de alcançar as 169 metas e tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Atrações 

– Caminhada orientada
– Apresentação dos cães da Brigada Militar
– Passeios a cavalo
– Chimarródromo, com fornecimento de erva-mate e água quente e preparo de chimarrão
– Distribuição de mudas de plantas aromáticas, ervas medicinais e sal temperado, orientações sobre compostagem em pequenos espaços e jogos sobre meio ambiente
– Corte de cabelo e barba, brincadeiras infantis e educação financeira
– Atividades de educação no trânsito
– Massagem relaxante, orientações sobre mudança de hábitos e alimentação saudável
– Campanha Eu Ajudo na Lata: coleta de lacres de latinhas de alumínio
– Consultório móvel para realização do exame de prevenção de câncer bucal
– Orientações sobre reciclagem e oficina de customização de ecobags

Shows

– Cristiano Quevedo
– The Criminals
– Rafael Malenotti
– Banda Comunitária da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
– Gabriel Farias
– MC Jean Paul

Texto: Ascom/Seapdr
Edição: Secom