Emater/RS-Ascar promove Seminário Regional sobre o Susaf

quarta-feira, 8 de maio de 2019

22252Acontece na próxima quarta-feira (08/05), a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, o Seminário Regional sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) e Legislação Sanitária Inclusiva para a Agricultura Familiar. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e visa reunir agricultores proprietários de agroindústrias familiares, extensionistas rurais, secretários municipais de Agricultura e médicos veterinários dos serviços de inspeção municipal dos doze municípios da microrregião dois, da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade.

Na programação consta a realização de palestras com as médicas veterinárias da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Neusa Barbosa Castro e Marluza Machado Feltrin.

Segundo o assistente técnico regional da área de organização econômica da Emater/RS-Ascar, Olívio Pedro Faccin, os objetivos do seminário são esclarecer as dúvidas dos técnicos responsáveis pelos serviços de inspeção municipal a respeito do Susaf e possibilitar que os mesmos tenham conhecimento para colaborar com a legalização das agroindústrias familiares. “Como a maioria dos municípios não está habilitada no Susaf, as agroindústrias de origem animal não podem comercializar fora da área territorial desses municípios, sendo essa a principal limitação à expansão destas agroindústrias na região”, explica.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade existem atualmente 85 agroindústrias familiares com produtos de origem animal cadastradas no Programa Estadual de Agroindústrias Familiares. Destas, 36 estão inclusas no Programa, legalizadas e obedecendo as legislações tributária, ambiental e sanitária. As agroindústrias de origem animal processam e comercializam produtos como salames, linguiças, queijos, iogurtes, copas, entre outros.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388
www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br