Escola de Vera Cruz é a segunda do RS a receber Sistema de Energia Solar

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

GD_20180123111639whatsapp_image_20180110_at_10.10.25A Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, do município de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, é a segunda instituição de ensino do Rio Grande do Sul a ser beneficiada com a instalação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico. A parceria, viabilizada por meio do programa ‘Escola Melhor, Sociedade Melhor’, da Secretaria da Educação (Seduc), com adesão da Philip Morris Brasil – Indústria e Comércio, contou com a instalação de 25 módulos solares com capacidade de geração de 325 Watts, no valor de R$ 40.738.

Conforme a diretora da escola, Rosane Marli Petry, a iniciativa vai beneficiar mais de 200 alunos e a expectativa é tornar a instituição autossustentável na produção de energia em 2018. “Essa parceria não só representa uma economia para o Estado, mas também vai possibilitar realizar maiores investimentos na infraestrutura da escola”, explicou.

Segundo a coordenadora do ‘Escola Melhor, Sociedade Melhor’, Dinalva Barbosa Mendonça, as escolas em todo o RS estão entendendo a importância das parcerias e se articulando com a comunidade. “Por meio do programa, as instituições de ensino estão percebendo que podem melhorar não somente os espaços físicos, mas também articular toda uma rede de apoio que pode auxiliar diretamente na aprendizagem dos estudantes”, destacou.

Como a escola pode participar

A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deve inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações: (51) 3288-4806 ou pelo link Escola Melhor.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Sílvia Lago/Secom
Foto: Divulgação/Seduc