Leite sanciona dois projetos de lei que incluem datas no calendário oficial do Estado

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

O governador Eduardo Leite sancionou, na manhã desta sexta-feira (18/9), dois projetos de lei de autoria de deputados estaduais. Ambos incluem datas festivas no calendário oficial do Estado. A sanção ocorreu por meio de videoconferência devido às restrições da pandemia de coronavírus. As leis serão publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado desta sexta (18).

18094840_1886315_GD

“Sempre fazemos questão de solenizar essas sanções para destacar os projetos de autoria dos deputados. São eles que representam a nossa população e, por meio desses projetos, formalizam situações ou eventos que já fazem parte do dia a dia dos gaúchos”, reforçou o governador.

O primeiro projeto transformado em lei foi o PL 354/2019, de autoria do deputado Ruy Irigaray, que institui e inclui no Calendário Oficial do Estado o Dia Estadual do Atirador Desportivo, a ser celebrado em 25 de junho.

O segundo projeto de lei, também sancionado nesta manhã, inclui no calendário oficial do Estado do Rio Grande do Sul o evento “Rio Uruguai, Parceria e Truco”, realizado no município de São Borja. O PL 462/2019 é de autoria do deputado Luiz Marenco.

O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o deputado estadual Ruy Irigaray acompanharam o ato de sanção. O deputado Luiz Marenco não conseguiu comparecer, mas o projeto de lei de autoria dele foi sancionado da mesma forma.

Sobre os projetos de lei sancionados nesta sexta-feira (18/9):

PL 354/2019
Proponente: deputado Ruy Irigaray
Ementa: institui e inclui no Calendário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul o Dia Estadual do Atirador Desportivo, e dá outras providências.
Justificativa: o projeto de lei propõe que o dia 25 de junho seja celebrado como Dia Estadual do Tiro Desportivo, em homenagem à Guilherme Paraense e a todos os atiradores esportivos gaúchos. O atirador Guilherme Paraense entrou para a história do esporte olímpico brasileiro ao se tornar o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, em 1920.

PL 462/2019
Proponente: deputado Luiz Marenco
Ementa: inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul o evento “Rio Uruguai, Parceria e Truco”, realizado no município de São Borja.
Justificativa: trata-se de um tradicional e consolidado evento que ocorre anualmente em São Borja. Como características marcantes ao longo dos 20 anos de existência, se destacam a tradição do jogo do truco, a preservação da natureza junto ao lendário rio Uruguai, a valorização da cultura e da música rio-grandense, além do companheirismo e amizade entre os participantes do evento.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom