Para falar com a casa dos deputados, cidadão deve utilizar o Disque-Câmara pelo 0800

quarta-feira, 8 de maio de 2019

07052019_raquel_montalvao_CNMAs grandes mudanças legais do país passam, necessariamente, pela Câmara dos Deputados e muitas dessas normas – aprovadas pelo Parlamento – impactam diretamente a população, que deseja manifestar-se de forma direta sobre os temas. Viabilizar esse contato das pessoas com a Câmara dos Deputados é o intuito do Disque-Câmara, que agora será pelo 0800-619619.

Segundo informação institucional da Casa, o número antigo 3216-0000 será substituído definitivamente pelo 0800. A medida deve proporcionar mais qualidade no atendimento e segurança da Casa, além de aprimorar o cumprimento da Lei 12.527/2011, de Acesso à Informação (LAI). Até então, os dois contatos estavam em funcionamento, mas, desde o início do ano, o 0800 tem atendido ligações de telefones fixos e de celulares.

O sistema 0800 funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Ele permite a gravação de todas as ligações e o cadastro obrigatório dos atendimentos e das demandas, o que deve inibir trotes e posturas agressivas. A lei determina que todas as informações fornecidas pela Casa sejam contabilizadas em relatório anual, e, com a migração do sistema, será possível reunir todas as informações necessárias para o documento.

Frequentemente, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda a participação dos gestores municipais nos debates promovidos tanto na Câmara quanto no Senado Federal, por meio dos canais oficiais de comunicação. A entidade informa sobre o novo número de contato e destaca que o sistema é uma importantes ferramenta de participação popular, uma vez que a central do poder está distante da maioria dos Municípios.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Câmara
Foto: Ag. CNM