Unidades móveis chegam ao Estado para atender às mulheres do campo

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), apresentou na manhã da quarta-feira, dia 18, uma das unidades móveis para o programa de atendimento às mulheres em situação de violência no campo e na floresta. A solenidade ocorreu no Parque da Harmonia, durante o Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre.

De acordo com a titular da SPM/RS, Ariane Leitão, essa é mais uma conquista para as mulheres e meninas gaúchas e também um momento de celebração do trabalho que o Governo do Estado, por intermédio da SPM/RS, vem realizando.

“O Estado do Rio Grande do Sul mais uma vez reafirma o seu compromisso com as políticas públicas para as mulheres. Políticas de empoderamento e de autonomia. Mostramos que no Estado as mulheres estão construindo a história lado a lado com os homens, transformando a sua realidade. Afinal, só a igualdade transforma”, afirmou a secretária.

A unidade móvel, ônibus especialmente desenvolvido para deslocamentos fora de estrada, adaptados para o atendimento às mulheres do campo e da floresta, vai atuar de forma itinerante, percorrendo o interior do Rio Grande de Sul, principalmente as comunidades rurais.

O investimento, de mais de R$ 1 milhão, é da União, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado, com contrapartida de aproximadamente R$ 400 mil.

O repasse dos veículos é uma resposta dos governos Estadual e Federal às reivindicações da Marcha das Margaridas, composta por mulheres da Confederação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura.

Atendimento aos visitantes
Durante toda a tarde, uma psicóloga, uma advogada e uma assistente social do Centro de Referência Estadual da Mulher Vânia Araújo Machado (CRMVAM) e três servidoras do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Porto Alegre (CRAM) estiveram junto à unidade móvel para prestar atendimento e oferecer orientação aos visitantes do Acampamento Farroupilha. O ônibus fica localizado junto à “Fazendinha”, próximo ao portão 3.

Participaram da cerimônia de apresentação da unidade móvel a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Elizabeth Valdez, a secretária de Assistência Social de Balneário Pinhal, Jaqueline Torres, a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Balneário Pinhal, Telma Miranda, a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Balneário Pinhal, Janete Camaro, a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Torres, Paula Fernandes, a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Novo Hamburgo, Fátima Fraga, a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Canoas, Márcia Falcão, a representante da Coordenadoria da Juventude de Torres, Giovana Santos.

Os deputados estaduais Aldacir Oliboni, Edegar Pretto e Jeferson Fernandes, a assessora de gênero da Fetag, Paula Fortunato, a representante do Programa RS Mais Igual da Casa Civil, Natália Costa, e a representante das Mulheres Metroviárias em Movimento da Trensurb, também participaram.

Fonte: Governo do RS